.
Esta música tem andado na minha cabeça por causa dum anúncio que passa na rádio. Interligou-se com a minha missão de conseguir comer refeições decentes diariamente e com as listas de menu semanal que algumas blogers publicam.
E hoje fez-se luz.
Preparar 14 refeições e congelá-las!
14 refeições é o equivalente a 7 pratos diferentes que podem ser comidos em qualquer dia. Repete-se cada prato uma vez por semana. Nada mau para mim que nem me importo de jantar o mesmo que comi ao almoço.
Escolher as refeições
- O mais importante são os condutos: almôndegas, hamburgers, bolonhesa, filetes de peixe, caril de legumes, estufados de tofu ou lentilhas, salchichas vegetarianas assadas e por enquanto não me lembro de mais mas é para isso que existem os livros de receitas;
- Arroz: pode ser congelado;
- Massa: convém fazer de um dia para outro (enquanto se lava a louça do jantar, por exemplo)
- Sopa: não pode contar como refeição (embora seja muitas vezes e deva ter pelo menos 2 porções já feitas);
- Saladas e legumes:complicado. Tenho que pensar nisto.
Îmagem de The English Kitchen
Agendar e seguir o plano
- Também tenho que pensar no dia que vou escolher para fazer isto e o que preciso comprar para não faltar nada à confeção dos pratos que decidir fazer;
- Depois continuar a cozinhar todos os dias (ok, se não der todos, de 2 em 2 dias) e ir congelando uma porção equivalente a uma refeição de cada vez (se cozinhar todos os dias) e a duas refeições (se cozinhar de dois em dois dias).
Assim mantenho o número de refeições e não tenho de sofrer um dia todas as semanas para preparar a comida.
Recomendo vivamente as lasanhas. No fundo é mais uma porção da bolonhesa ;)
ResponderEliminarEu faço imensas vezes, desde legumes a bacalhau. Congela muito bem, mas recomendo que sem o queijo e com a última camada em bechamel.
Obrigada pela sugestão, Cristina. Vou ter em mente.
ResponderEliminarQuanto a saladas e legumes frescos, eu consigo conservar uma semana, já lavadinhos e separados porque a minha varinha mágica vinha com um acessório de vácuo. A alface fica no frigorífico, impecável, pelo menos uma semana (confesso que nunca testei mais que isso porque a comi!). Tenho um boião de comida para bebé com rosca que serve para levar o vinagrete.
ResponderEliminarPor vezes, se como no restaurante do IKEA, levo um pacotinho de azeite e outro de vinagre (só 1) para poupar trabalho num qualquer dia de maior azáfama.
Mas sem ser com o vácuo, realmente não vejo a salada a aguentar-se tanto tempo.