sexta-feira, 23 de março de 2012

Arroz de cenoura e açafrão

.
Eu sou um bocado como os miúdos, gosto de cores. Já era grande quando descobri o arroz de cenoura feito por uma colega na residência de estudantes.

Durante uns tempos enchia tudo com cenoura para colorir. Depois passou mas noto que continuo a gostar de cor na comida.

Normalmente faço com o arroz uma refeição completa mas às vezes não tenho o que preciso para isso e quero comer arroz.
Foi o caso desta vez e foi de arroz de cenoura que me lembrei.

Como não tinha arroz integral comprido, usei o integral de grão curto aconselhado para arroz malandro e comecei a cozinhá-lo para ficar assim.
Entretanto fui para o computador e esqueci-me do arroz ao lume. ;) Acontece de vez em quando. A sorte foi ter o lume no mínimo.



Arroz integral de grão curto com cenoura (serve 1 quatro vezes ou 8 vezes em meia-dose)

1 cenoura ralada grosseiramente (a minha era média)
1 copo de arroz
3 copos de água
1 pitada (leia-se muito pouco) de açafrão da Índia (o truque da côr)
Sal
Azeite

Sal azeite e metade da pitada de açafrão no fundo da panela para dar cor. Liga-se o lume e deita-se a cenoura por cima. Mistura-se mexendo a panela, sem ser com a colher. Isto faz com o tempero se "espalhe pela comida" e não pela colher  que é importante quando se usa quantidades muito pequenas como o caso do acafrão.

Depois deita-se o arroz em cima e faz-se o mesmo: mistura-se mexendo a panela, sem usar a colher. Tapa-se a panela e deixa-se no lume mínimo.

Entretanto pomos os 3 copos de água a ferver. Uma vez fervidos, pomos o lume do arroz no máximo, deitamos um copo de água quente e misturamos tudo com a colher.

Quando estiver a ferver, tapamos apanela, baixamos o lume e contamos 5 minutos.

Voltamos a por o lume no máximo, deitamos mais um copo da água, misturamos com a colher, tapamos, baixamos o lume para o mínimo e desta vez esperamos 10 minutos.

Foi aqui que o arroz passou de "malandro" a arroz solto.

 Devo tê-lo deixado por 20 minutos em vez de 10. Apesar disso deitei o terceiro e último copo com água quente, o resto da pitada de açafrão das Índias (desta vez com o objectivo de dar um pouco de sabor) misturei e voltei a deixar tapado no mínimo até acabar de cozer.

Já que era para ficar solto mesmo, usei um truque da minha avó: tapei com um pano da cozinha dobrado em quatro e preso pela tampa da panela para absorver o escesso de água.

E ficou bom.

Nota:

Podemos nos poupar o trabalho de deitar água de x em x tempo e deitar logo os 3 copos de água quente no arroz. Só não fica malandro.

2 comentários:

  1. Deve ser uma delicia!!! O açafrão dá sabor e principalmente cor. Bom fim-de-semana :)***

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Ficou muito saboroso sim senhora. E colorido. Não tirei fotos quando fiz e acabei por comer tudo sem fotografar.

    Quando voltar a fazder publico a foto para mostrar a cara dele. :D

    ResponderEliminar

Sobre o blog

O blog começou só comigo . Embora continue a ser só eu a escrever, agora a minha mãe com mais de 70 anos mora cá. Tenho que fazer comer para...