sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Farinha sem glúten, substitutos

.
Sim, ainda com os bolos. Acho que enquanto não comer um bolo, não me vou sentir bem.
Engraçado, eu pensava que no verão não comia bolos! Agora não sei se era assim e só os quero porque não os posso comer ou se afinal andava a enganar-me...
Isso agora não interessa nada. Para poder fazer bolos preciso de substitutos. O mais importante de todos é a farinha.

Farinha sem glúten

Eu descobri um site com uma receita para farinha sem glúten mas ainda estou na dúvida sobre o que é a fécula de batata (maizena), araruta (farinha tipo um polvilho) e polvilho doce (fécula de mandioca) por isso ainda não fiz. OK, já não tenho desculpas mas ainda não fiz.

A Jules do The Stone Soup usa amêndoa moída. Pode ser comprada feita ou feita em casa (moer amêndoa até ficar fininha mas não demasiado senão fica óleo).


Este bolo como queque demora 30 a 35 minutos no forno
A receita está no fim, é a que diz 85g de açucar mascavado...

Como dá trabalho fazer a farinha, convém fazer em quantidade suficiente para estar pronta para quando for preciso. A 85g para cada 2 queques, 500 a 750g de farinha é suficiente para mês e meio, dois meses.

Sim, porque os queques não são todas as semanas e panquecas ao pequeno-almoço, no máximo uma vez por mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre o blog

O blog começou só comigo . Embora continue a ser só eu a escrever, agora a minha mãe com mais de 70 anos mora cá. Tenho que fazer comer para...