domingo, 18 de setembro de 2011

Papas de aveia

.
Papas de aveia são fáceis de fazer e nutritivas. Acontece que têm sido o meu pequeno-almoço nos últimos 3 meses!
Estou farta. A alternativa às papas são as bolachinhas de arroz com doce que deixam-me cheia de fome ao fim de uma hora.

Ando a olhar para as receitas de grânola mas não sei se vou gostar daquilo. Não gosto muito de mel de abelha. Sou mais dada a mel de cana-de-açucar e não sei se funciona com as receitas que tenho visto.

Entretanto vou tentando enganar-me juntando ora avelãs, ora nozes às papas de aveia. Hoje juntei alperces secos porque ouvi esta menina dizer que alimentos ricos em potássio ajudam a eliminar o excesso de sódio (sal) do corpo (minuto 01:43 do última pergunta do vídeo).
Como não posso comer laranja, não há tangerinas e espinafres não são da minha preferência, procurei alternativas e descobri que os alperces secos têm 1880mg de potássio por cada 100g (precisamos de 3mg de potássio por dia).

Receita base (serve 1)

Leite (eu usei de soja) em quantidade equivalente à de um iogurte
4 colheres de sobremesa de papas de aveia crua
Um pouco de casca de limão (sem a parte branca porque amarga)
1 pitada de canela (menos é mais neste caso, muita canela deixa um sabor desagradável)

Tudo para dentro duma pequena panela ou frigideira, lume brando e ir mexendo (ou como eu faço, deixar lá e mexer só de vez em quando)
Estão prontas quando parecerem grossas (para quem nunca as fez, é experimentar até o sabor ser diferente de farinha crua).

Acrescentos

Mais ou menos qualquer coisa que nos passar pela cabeça. Desde fruta seca a fruta normal. Acredito que nem tudo fique bom mas nozes, avelãs, figos secos e alperces secos (separadamente), ficam bem.

Aveia crua
Imagem encontrada no A minha vida dava uma série


Eu usei 2 alperces secos com um peso total de 25g. Foi demais, fiquei muito cheia. Um alperce seco ou meio, é suficiente.

Ao pequeno-almoço ingeri 470mg de potássio! Uau! Hoje é um daqueles dias em que podia comer batata frita.
Mas não vou comer.

2 comentários:

  1. Pois eu acabo de descobrir as papas de aveia e fiquei fã. Com canela...nhammm!

    ResponderEliminar
  2. E um pouco de casca de limão. É bom, sim senhora, já estou é a comê-las há muito tempo.

    ResponderEliminar

Sobre o blog

O blog começou só comigo . Embora continue a ser só eu a escrever, agora a minha mãe com mais de 70 anos mora cá. Tenho que fazer comer para...