sábado, 17 de setembro de 2011

Felicidade doméstica?

.
Talvez. A verdade é que sinto-me melhor desde que comecei a cozinhar diariamente. Seja porque estou melhor alimentada ou porque se tornou um ritual que me permite desligar do mundo exterior. Aterrar.

Reparo que para além de o fazer mais facilmente também o faço mais focada. Como se mais nada existisse naquele espaço de 10 minutos. Só os cheiros, as texturas e a antecipação do paladar.

Depois de comer, sinto-me outra. É como se fosse trabalhar outra vez e estivesse carregada para o desafio. A minha atitude é: bami lá! E o resto do dia (sem televisão) rende e rende e rende...


Salada de folhas verdes, nozes, mel, vinagre, passas e tofu

Isto de comer uma salada de folhas verdes com nozes, mel e requeijão no Pingo Doce há uns meses atrás (muitos)  ficou-me na memória. Não posso comer requeijão mas posso comer tofu.

O tipo de folhas verdes para salada não interessa muito. Pode ser alface, couve, espinafres, agrião, uma mistura de todas ou de algumas. Há que brincar com os sabores, não é?

Se não usarem agrião (que é semi-picante/azedo) acho que devem usar rúcula (que eu não sei bem se é um tipo de alface mas aparece bem identificada nos supermercados).
Como é meia azeda faz um contraste interessante com as nozes e o mel.

A receita

Os ingredientes estão descritos no subtítulo
As folhas verdes são em quantidade que possam comer numa refeição,
Usei 1 colher de sobremesa de mel de abelha,
4 colheres de sobremesa de vinagre (eu usei vinagre de cidra) e
4 colheres de sopa de àgua.
As nozes foram a olho, partidas aos bocados à mão
As passas também foram a olho, o que consegui agarrar com a ponta dos dedos
100g de tofu
2 colheres de iogurte natural (de soja no meu caso)

Pus o tofu ao lume com um pouco de àgua e de vinagre

Misturei as nozes e as passas com o mel, vinagre e àgua numa taça pequena para ganharem sabor

Misturei uma colher do molho que essa mistura criou com o iogurte e deitei sobre as folhas verdes

Tirei o tofu do lume depois de ter estado 5 minutos a ferver e esperei que arrefecesse um pouco (se misturasse ia fazer com que as folhas verdes "cozessem" dando aquele ar de estragado)

Misturei as nozes e molho com as folhas verdes. Pus no prato com o tofu por cima.

Baseado nesta receita. Ah, hoje fui preguiçosa: usei um saco de salada pré-preparada.

Os pedaços rectangulares cor-de-rosa são o tofu
Não dá para ver as passas porque foram mesmo poucas

Nota: a salada no Pingo Doce tinha massa à mistura mas eu tinha fome e não quis esperar tanto.

Fiz mal porque a falta de hidratos carbonos fez com que comesse bolachas de arroz com doce de pêssego para sobremesa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre o blog

O blog começou só comigo . Embora continue a ser só eu a escrever, agora a minha mãe com mais de 70 anos mora cá. Tenho que fazer comer para...